Após 15 anos programando para internet, sistemas, front e back end, ecommerce etc me rendi as plataformas de CMS (Content Management System ou Sistema de Gestão de Conteúdos). Meus clientes são donos dos próprios sites, eles administram e atualizam seus conteúdos na velocidade e de acordo com suas necessidades, sem precisar de um profissional pra isso ou ficar refém do tempo.
Meus sites são construídos com a tecnologia da maior e mais antiga plataforma de CMS do mundo, o WordPress. São hospedados dentro do meu servidor e meus clientes se preocupam apenas em atualizar seus conteúdos.

Meus projetos visam alguns requisitos primordiais: responsividade, escaneabilidade, experiência de leitura e velocidade no carregamento.

Responsividade

Como mais da metade da população mundial acessa a internet somente pelo celular, é muito importante que o site esteja adequado para os dispositivos móveis, ou seja, ele precisa ter uma boa responsividade e se adaptar a qualquer dispositivo.

Escaneabilidade

Sabe aqueles e-mails que apresentam um “bloco de texto”, pois toda a mensagem é escrita num só parágrafo? Lê-los é cansativo demais, não é mesmo? Pois, o mesmo ocorre com os visitantes do seu site ele não trabalhar bem a escaneabilidade textual.

Tipografia

Se, a partir daqui, eu começasse escrever este post com um tipo de letra completamente diferente, a sua experiência de leitura não seria muito agradável, certo? Afinal, se trata de uma tipografia que não entraria em harmonia com o restante do conteúdo. O mesmo deve valer para o seu site.

Velocidade do carregamento

Em um mundo onde todos parecem estar sempre com pressa, ter um site que carregue rapidamente é essencial. Segundo o Google, sites que levam mais de 2 segundos para carregar prejudicam tanto a experiência do usuário quanto a indexação do seu site nos buscadores.

Qual vantagem de ter um site?

Vantagem competitiva

Ter um site lhe permite estar entre os primeiros do seu nicho de negócio em relação aos concorrentes que, se não tiverem um site tão bom quanto o seu, estarão sempre um passo atrás no meio digital. Ou seja, quando a sua concorrência está apenas começando a perceber os benefícios de ter um site profissional, você já terá sua presença online estabelecida e seguirá como líder e referência no mercado.

Maior geração de receita

Um site projetado profissionalmente vai atrair mais atenção e, consequentemente, visitantes. As pessoas, por natureza, costumam ir atrás daquilo que as atrai. Por isso, é importante ter uma construção visual que traga uma boa experiência, pois, quanto mais pessoas o visitarem e forem convencidas a ficar mais tempo nele — tanto pelo conteúdo quanto pelo design — maiores serão as chances de converter esses visitantes em clientes.

Aumento do marketing boca a boca

Alguma vez você já visitou um site cujo design chamou tanto a atenção a ponto de lhe fazer falar com seus amigos e colegas sobre ele? Acredite: esse efeito que o site causa nas pessoas é mais comum do que você imagina. Por isso, ter um site de qualidade pode fortalecer o seu marketing boca a boca. Afinal, um bom design e uma navegação intuitiva levam os visitantes a terem uma ótima experiência, além de atrair pessoas com uma pré-disposição em conhecerem a sua empresa, o que é o primeiro passo para que elas possam comprar da sua empresa ou contratar seus serviços.

Acesso mais prático e rápido à sua empresa

O acesso à internet está disponível em todos os dispositivos móveis ou tablets nos dias de hoje. Assim, ter uma maneira rápida e fácil para os clientes encontrarem seu número de telefone, endereço ou entrarem em contato com você é uma grande vantagem de negócio que os sites podem oferecer.
Além disso, eles podem facilmente descobrir o que você faz e o que pode oferecer a eles. Você não precisa dizer muito para chamar a atenção das pessoas. Algumas vezes, você pode simplesmente deixar o design falar por você.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital.

Afinal, quem não deseja aparecer nas primeiras posições da busca orgânica do Google? Lá estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que não costumam passar da primeira página para encontrar as respostas que buscam.

Então, uma boa estratégia de SEO permite que você chegue lá! O seu site, blog ou loja virtual se torna mais conhecido, ganha autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversões.

E sabe o que é melhor? Você consegue tudo isso sem investir em mídia, com base em otimizações nas suas próprias páginas e no relacionamento com outros sites para melhorar a experiência de busca e navegação dos usuários.