Marketing para
loja de veículos

O marketing digital tem provado que pode fazer muita diferença para quem vai vender carros ou para quem quer vender mais carros. Estamos falando de estratégias que permitem dar assistência multicanal, entregando a informação ou a oferta que o cliente procura no momento oportuno da sua jornada de compra.
A importância de oferecer um atendimento que faça mais sentido para o consumidor muda a construção do relacionamento com ele e aumenta as chances de conversão.
Isso é ainda mais importante quando falamos na venda de seminovos (veículos com até três anos) e usados (veículos com mais de 4 anos), que já vivem um bom momento no mercado.

Quer entender quais estratégias de marketing digital para vender mais seminovos podem te ajudar a tirar o melhor proveito desse mercado tão competitivo? Quer aprender como se diferenciar da concorrência? Vem comigo!

Entenda o que mudou para vender carros seminovos

Primeiro é preciso entender como o cliente se comporta quando pretende comprar um carro. Fatores importantes desse comportamento de compra mudaram não só com a chegada da internet, mas principalmente com o uso constante dos smartphones.
O consumidor agora é usuário e a internet é o meio em que ele passa a maior parte do tempo procurando informações relevantes sobre o carro que pretende comprar.
Inclusive quando o assunto é carros seminovos, cuja popularidade na internet foi impulsionada pelos portais de classificados.
A visita presencial na loja é mais incomum na fase inicial da jornada de compra. Hoje em dia essa visita acaba acontecendo quando o comprador já pretende, de fato, fechar negócio.
Como usuário ele espera que as as marcas tenham presença e reputação online. Só que apenas isso não basta. Ele quer também facilidade para obter as informações claras em todos os canais de contato com a loja.

Site próprio x Classificados: qual o melhor para vender carros seminovos?

A venda de seminovos e usados ganhou muita popularidade com o surgimento dos portais de classificados, como OLX, Webmotors, Icarros, Meu carro novo etc… esses portais desempenham o papel importante de intermediar a relação entre compradores e lojas, sendo também ótimos para gerar leads, maaasss, têm baixa eficiência na conversão, recursos visuais limitados ou pouco atrativos e não contribuem para uma experiência aprofundada do comprador com a concessionária.
No quesito capitação de leads, o tráfego atraído por um site próprio é de melhor qualidade e com grande potencial para fechar vendas.
O design do site comunica a sua usabilidade, o que significa que não basta ser bonito, tem de ser eficiente. Além de atrativa, a página deve dispor as informações com clareza, com conteúdos acessíveis a um clique.
Para vender carros seminovos e usados essas características são ainda mais importantes, já que as fotos e o preço do veículo importam muito.
Porém o marketing digital para seminovos vai muito além da construção de um site. Ele envolve uma estratégia cujo intuito é colocar a concessionária na trajetória exata de assistência ao comprador de carros, criando oportunidades.
E é por isso que, logo abaixo, vamos falar recursos de marketing digital que você pode usar para impulsionar a venda de carros seminovos e usados da sua loja.

Quais estratégias iremos abordar?

Já sabemos que o comprador é conectado e precisamos mostrar a ele quais carros ele pode comprar. Mas como fazer isso entregando uma experiência positiva?
É então que a loja percebe a importância de exibir o seu estoque de carros seminovos da forma mais atrativa possível.
Preparando um showroom virtual a concessionária ganha pontos com o cliente não apenas pelo ótimo aspecto do espaço virtual, mas também por abrir canais de comunicação e interatividade.

O showroom virtual é a chance de aliar vários recursos para fazer fluir a estratégia de vendas.
Esses recursos são:

• banners de ofertas;
• carrossel com ofertas do mês;
• avaliação online do automóvel;
• iscas de conversão, que levam a páginas onde o visitante opta por deixar seus dados;
• chat e whatsapp;

Todos esses elementos encorajam ações do visitante e são uma proposta de interação com a página. Também não podemos esquecer do item transparência, afinal o consumidor de hoje não quer perder tempo, por isso o preço do carro deve estar sempre visível.
Ter uma página com aparência de e-commerce para exibir o estoque de seminovos e usados faz com que a concessionária simule o ambiente de loja e entregue ao comprador informações de forma dinâmica, condizentes com a procura feita por ele no início da jornada de compra.
Mas isso não é tudo. O marketing digital para seminovos também inclui a contínua atualização das ofertas. E é para isso que surgem algumas soluções digitais.

Manter o showroom atualizado é mais que uma obrigação, afinal, é por ele que os visitantes acessarão o site.
As ofertas e oportunidades são as principais atrações da loja.

Por isso é inteligente investir em um cenário, ter uma boa câmera e uma boa iluminação.

Formulários de interação são as melhores formas de gerar lead (lead é o nome que se dá quando o site capta dados relevantes de determinado visitante).
Formulários de propostas de ofertas exibidas no showroom, telas de simulação de financiamento, intenções de compra ou venda, fale conosco, todos são formas de captação de leads.

Para aproveitar 100% das ferramentas online, por que não oferecer um atendimento na página da sua loja?
Por meio dos chats ou pelo, o cliente é estimulado a interagir e assim a loja abre uma janela de comunicação direta.
Para vender mais é preciso encantar leads e ir ao encontro do que o comprador quer: processos de compra transparentes, com facilidades e diferenciais que agregam valor ao produto. A comunicação é o pano de fundo para essa experiência, por isso o atendimento online tem peso nesse processo.
Em um momento posterior, os clientes podem ser convidados a deixar depoimentos sobre a experiência de compra na concessionária, o que pode ajudar a melhorar a sua reputação online e trazer novas oportunidades de negócio.Para aproveitar 100% das ferramentas online, por que não oferecer um atendimento na página da sua loja?
Por meio dos chats ou pelo, o cliente é estimulado a interagir e assim a loja abre uma janela de comunicação direta.
Para vender mais é preciso encantar leads e ir ao encontro do que o comprador quer: processos de compra transparentes, com facilidades e diferenciais que agregam valor ao produto. A comunicação é o pano de fundo para essa experiência, por isso o atendimento online tem peso nesse processo.
Em um momento posterior, os clientes podem ser convidados a deixar depoimentos sobre a experiência de compra na concessionária, o que pode ajudar a melhorar a sua reputação online e trazer novas oportunidades de negócio.


Vamos considerar a utilização dos anúncios pagos em nossas campanhas, caso esse passo seja relevante para a estratégia. Os anúncios podem ser veiculados no próprio Facebook, por exemplo. Eles são uma opção para trazer tráfego qualificado (pessoas que tem a intenção de comprar).
Um cuidado que sempre é importe sobre o uso das redes sociais, pois lá é onde os consumidores sentem-se mais à vontade para transmitir publicamente suas experiências de compra ou de comunicação com empresas! Por isso é sempre bom contar com uma assessoria profissional nesses canais.

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